terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ler+ Ler melhor




Teve início hoje a V Conferência do PNL, abrindo um novo ciclo de actividades, concluídos que são 5 anos sobre a sua implementação.

Este novo ciclo coloca novos desafios a quem tem por missão levar os nossos jovens, e não só, a aderir a este maravilhoso mundo que é a leitura.

"Ler + Ler melhor" é sem dúvida apostar não só na quantidade como também na qualidade da leitura. Como realçou o Dr. José Manuel Cortês, diretor da Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, após o desenvolvimento da competência da leitura (saber decifrar o código escrito), há que desenvolver o hábito de ler e a capacidade crítica do que se lê.

Assim, este ano a Conferência dá grande ênfase à necessidade de iniciar a leitura nos primeiros anos da criança e de a leitura em família ser fundamental para desenvolver o gosto pela mesma, aos métodos de aprendizagem da leitura e aos programas de ensino explícito da compreensão leitora como forma de ultrapassar os baixos níveis de literacia da Leitura evidenciados pelos jovens portugueses nos estudos internacionais, nomeadamente o PISA.

Tendo participado pela primeira vez (e infelizmente apenas num dos dias) nesta Conferência, gostava de deixar aqui uma das ideias transmitidas pela Drª Teresa Calçada, Coordenadora da BE, que resume a razão de ser do trabalho que fazemos em prol da leitura dos nossos alunos:

"Saber ler é um direito. Ensinar a LER é um dever!"


Por isso aqui estamos para trabalharmos em prol deste nosso dever e do direito dos nossos jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário