segunda-feira, 3 de março de 2014

A árvore generosa na Maceira

No passado dia 25 de fevereiro, a Biblioteca do Sabugo foi até à EB1 de Maceira e levou consigo a magnífica história "A árvore generosa" de Shel Silverstein.
"Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição."

Todos os meninos prestaram muita atenção à história e se mostraram bastante comovidos pela atitude daquela árvore, relacionando-a com a relação que os pais estabelecem com os filhos. Até levaram uma tarefa para realizar em casa. Esperamos que não se tenham esquecido.
Também se empenharam bastante nos jogos que se seguiram.
Os mais pequeninos realizaram um jogo de mímica com imagens da história escondidas dentro de uma caixa com esferovite. Que sensação!
Em seguida criaram uma linda floresta com árvores feitas com figuras geométricas. São árvores especiais cujos frutos que dão coisas boas a quem é generoso (amigos, felicidade, alegria, comida, ...) e coisas más a quem é egoísta (nascem-lhe verrugas no nariz, ficam sem casa, ...).
Os mais crescidos também experimentaram o esferovite para encontrarem os pedacinhos da história que depois tiveram de ordenar. Mostraram que estiveram com muita atenção!
Também fizeram o "jogo da forca" com frases da história e ainda completaram um poema-resumo da história com lacunas.
Foram momentos muito emotivos e divertidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário