terça-feira, 26 de maio de 2015

Newton gostava de Ler

O Projeto "Newton gostava de Ler" chegou ao concelho de Sintra como resultado de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares, a Fábrica (Centro de Ciência Viva de Aveiro), o Centro de Ciência Viva e a Câmara Municipal de Sintra, como forma de motivar os nossos alunos para a aprendizagem de conceitos científicos desde a mais tenra idade sempre associados ao desenvolvimento do gosto pelos livros e pela leitura.
"O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca.
Na realização de cada módulo cresce o interesse e sedimenta-se a premissa: toda a biblioteca escolar é um espaço de ciência." (in http://rbe.mec.pt/np4/266.html)

O Agrupamento de Escolas Lapiás acolheu este Projeto no ano letivo 2013/2014, tendo desde então sido bastante grande a adesão de todos os docentes do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo aos vários módulos disponibilizados.
Para turma de referência foi escolhido o 3º ano da EB1 de Montelavar que realizou todas as sessões na BE da EB Dr. Rui Grácio, ao longo destes 2 anos.
No ano letivo 2013/2014 foram realizadas 8 sessões em 4 escolas do Agrupamento. No presente ano letivo, além das sessões com a turma de referência já se realizaram 35 sessões em 10 escolas e jardins de infância, estando agendadas até ao final do ano mais 10 sessões.
É um projeto muito gratificante pela diversidade, pela organização e pela motivação que dá aos alunos no âmbito do espírito científico, sendo igualmente uma forma diferente de articulação curricular entre a BE e a sala de aula, como referem alguns docentes:
"De uma forma lúdica, as crianças apreendem conceitos, ficam sensibilizadas para diversas questões e motivadas para a realização das diferentes tarefas sugeridas";
"Este projeto é uma mais-valia para os alunos e complementa o trabalho do professor";
"É um projeto muito interessante que deve ter continuidade".

 Aqui vos deixamos alguma imagens que comprovam o gosto e o empenho dos alunos nestas sessões.

Experiência Emulsionante - Aprendemos a fazer manteiga a partir de natas frescas.



Pós sob Investigação - Descobrimos o culpado de um assalto a partir da análise ao pó encontrado nos suspeitos e no local do crime. 



Enigmatemático - Aplicamos conhecimentos matemáticos para resolver enigmas. 




Ciência a motor - Fizemos pequenos brinquedos a partir de um circuito que criamos com um motor e uma pilha. 




Brincadeiras com ciência - Brincamos com assobios de papel, fizemos castelos de cartas e origami, sempre com a ciência por base.



Cristaliza esta ideia - Aprendemos a fazer Sais de Banho que usamos para prendinhas de Natal e do Dia da Mãe, e ainda Chupa-Chupa de cristais onde vimos como se formam os cristais de açúcar (sacarose). 




Saber em gel - Descobrimos que alguns corpos, como a gelatina, passam ao estado líquido por ação do calor mas já não solidificam por ação do frio: transformam-se em gel. 




História animada - Conhecemos vários brinquedos óticos que enganam a nossa vista, dando a sensação de movimento às imagens e até construímos um.



Química em festa - ambientador - Aprendemos que o álcool retira a essência das plantas, retendo o seu odor. Aproveitámos e fizemos umas lindas prendas para o Dia da Mãe. 




Química em festa - Bolo na Caneca - Aprendemos que as ondas do microondas aumentam a temperatura dos alimentos, aquecendo-os e cozendo-os mais depressa do que o fogão ou o forno. Ficaram deliciosos! 




Gelado científico - Fala sol, frio ou chuva ninguém diz que não a um belo geladinho de morango ou chocolate feito pelos meninos. Sem congelador, sem máquinas, apenas com as nossas mãozinhas e a ajuda mágica do sal para arrefecer o gelo. Estava delicioso! 


Sem comentários:

Enviar um comentário