quinta-feira, 5 de maio de 2016

Ação de Formação - Aprender com a Biblioteca Escolar

Terminou no passado mês de abril a Formação "Aprender com a Biblioteca Escolar: integração e desenvolvimento das literacias da leitura, dos media e da informação nas aprendizagens", realizada pela Profª Bibliotecária Luísa Dinis em parceria com a Coordenadora Interconcelhia da RBE Isabel Antunes e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra.
Esta formação teve a duração de 25 horas e decorreu em formato misto (b_learning). O público alvo foram os docentes do Ensino Pré-Escolar, 1º Ciclo e Ensino Especial por serem os que trabalham mais diretamente com esta biblioteca.
O principal objetivo foi dar a conhecer o Referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar" que procura orientar o trabalho das bibliotecas no que ao desenvolvimento das literacias diz respeito, promover o trabalho articulado entre a biblioteca e as salas de aula e ainda dotar os docentes de conhecimentos no âmbito de ferramentas digitais que podem auxiliar o seu trabalho no âmbito das várias literacias.
O elevado número de inscrições levou à organização de 2 turmas o que se revelou demasiado trabalhoso para as formadoras que nem sempre conseguiram dar feedback atempado aos trabalhos realizados.
Considera-se, contudo que, o balanço final é muito positivo e que é de louvar o empenho dos docentes na realização das tarefas e na forma como ultrapassaram as dificuldades com que se foram deparando.
Pensamos ainda que a formação em contexto, realizada dentro do Agrupamento é sempre uma mais-valia pela proximidade entre espaços e colegas.
Desejamos que o trabalho realizado dê frutos e que a Biblioteca Escolar possa efetivamente contribuir para criar melhores leitores e cidadãos mais competentes por conseguirem "ler" o mundo nos vários formatos em que ele se apresenta.
Uma palavra de agradecimento à Direção do Agrupamento pela forma com que apoiou esta formação, à formadora Isabel Antunes pela disponibilidade que apresentou ao longo das sessões e ao Centro de Formação pela organização logística da mesma.

Ficam em seguida algumas fotos das sessões presenciais e alguns dos trabalhos realizados durante a formação no âmbito da Literacia da Leitura, pequenas demonstrações do potencial das ferramentas digitais na promoção de competências de leitura e escrita.



https://storybird.com/books/aventuras-na-neve/?token=y9wfquk3uq

https://storybird.com/books/uma-historia-de-gatos/?token=d9sm6kcgre

https://www.storyjumper.com/book/index/24083768

https://www.storyjumper.com/book/index/24081088/Na-floresta-encantada

Sem comentários:

Enviar um comentário